Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro da Espanha em Beijing

O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta segunda-feira (9) em Beijing.

Xi Jinping lembrou que a China e a Espanha celebrarão 20 anos da parceria estratégica global em 2025, afirmando que as duas partes precisam manter um relacionamento marcado por firmeza estratégica e estabilidade de longo prazo, a fim de promover os laços bilaterais a um novo patamar.

Segundo o presidente chinês, a 3ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) fez disposições sistemáticas relativas a um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa, o que trará novas oportunidades à expansão das cooperações sino-espanholas. Xi Jinping destacou os papéis da Comissão Mista de Cooperação Econômica e Comercial e da Comissão Conjunta de Cooperação Tecnológica entre os dois países, e sublinhou o progresso conjunto na inteligência artificial, economia digital, nova energia e em outras áreas de alta tecnologia. O líder chinês afirmou que os dois lados necessitam defender a abrangência e a aprendizagem mútua, e intensificar o intercâmbio no ensino de línguas, relações entre os jovens, cultura e turismo. O chefe de Estado também elogiou o papel positivo da Espanha no impulsionamento do intercâmbio e cooperação entre a China e a Europa, quando o país assumiu a presidência do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2023.

De acordo com Xi Jinping, a China espera ampliar com a Espanha cooperações em mercados terceiros voltadas para o Sul Global, bem como reforçar a colaboração bilateral nas organizações internacionais.

Sánchez lembrou que, durante sua visita, as duas nações assinaram vários acordos de cooperação, o que demonstrou o grande potencial e a perspectiva brilhante da colaboração bilateral. O primeiro-ministro aspira reforçar o intercâmbio cultural e interpessoal com a China, assim como aprofundar a cooperação bilateral na economia, comércio e nos veículos de nova energia, dizendo que a Espanha fornecerá um bom ambiente de negócios às empresas chinesas.

Segundo Sánchez, a China é uma força essencial na proteção da paz e desenvolvimento mundial, e está desempenhando um papel construtivo na solução de importantes questões internacionais e regionais. O primeiro-ministro afirmou que seu país trata os laços com a China de uma perspectiva estratégica, segue o princípio de “uma só China” e aspira aprofundar a parceria estratégica global com o país oriental. O chefe do governo espanhol ainda disse apoiar o comércio livre e a abertura do mercado, em vez de uma guerra comercial, e espera continuar promovendo o avanço sadio das relações sino-europeias.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo