O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se nesta segunda-feira (9) em Beijing com o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, que está em uma visita oficial na China.
Xi Jinping assinalou que desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Noruega, os povos dos dois países têm se respeitado, admirado e aprendido um com o outro, formando uma amizade preciosa. A maior promoção da parceria cooperativa bilateral corresponde à vontade dos povos e aos interesses fundamentais das duas nações, assim como à tendência geral mundial de estreitamento das relações entre os países.
O líder chinês frisou que a economia chinesa e a norueguesa são altamente complementares e suas cooperações em diferentes setores obtiveram resultados frutíferos. Os dois lados podem ampliar a colaboração em áreas como proteção ambiental, transição energética, navegação marítima, produtos agrícolas e pesqueiros e veículos elétricos, além dos setores da educação, tecnologia, cultura, turismo e esportes de inverno. Os dois países também podem estreitar os contatos de pessoal, sobretudo os intercâmbios entre os jovens.
Xi Jinping apontou que a China e a Noruega possuem amplos consensos nos desafios globais, tais como a manutenção da paz e segurança mundiais, a resposta às mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade. “A China está disposta a trabalhar junto com a parte norueguesa para fomentar contatos e colaborações nas plataformas multilaterais como as Nações Unidas, implementar um real multilateralismo e promover a multipolarização mundial e a globalização econômica inclusiva e genericamente benéfica”, disse o presidente chinês.
Store afirmou que a Noruega respeita a soberania chinesa e adere firmemente à política de uma só China. O premiê norueguês disse que seu país quer ampliar a cooperação com a China, com destaque aos setores de desenvolvimento verde, resposta às alterações climáticas, navegação marítima, produção agrícola e aquática, carros de novas energias e inteligência artificial.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre a questão da Ucrânia. Xi Jinping destacou que a China encoraja e apoia todos os esforços em prol da resolução pacífica do problema e que o país continuará com seus esforços na promoção de negociações de paz.