Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping encontra-se com presidente da Comissão da União Africana

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu na manhã desta terça-feira (3) no Grande Salão do Povo, em Beijing, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, que está na capital chinesa para participar da Cúpula do Fórum de Cooperação China-África, que será realizada entre os dias 4 e 6.

O líder chinês destacou que a União Africana (UA) é uma bandeira de unidade e autofortalecimento da África e uma plataforma importante para a cooperação internacional. Nos últimos anos, a China e a UA têm aprofundado a confiança política mútua e estreitam constantemente a coordenação em assuntos internacionais e regionais. A parte chinesa está disposta a aproveitar a oportunidade da cúpula para promover mais resultados na cooperação bilateral em várias áreas, de forma a impulsionar o desenvolvimento da comunidade com futuro compartilhado China-África para um novo patamar.

Xi Jinping enfatizou que a África é um dos polos importantes do mundo e uma prioridade na diplomacia da China. O governo chinês espera estreitar os intercâmbios políticos com os países africanos, aprofundar a confiança estratégica mútua, intensificar a cooperação pragmática, compartilhar experiências de desenvolvimento e promover o progresso comum. A China também está comprometida em fortalecer a unidade e a cooperação, apoiar firmemente um ao outro e defender uma multipolaridade mundial igualitária e ordenada e uma globalização econômica inclusiva, a fim de salvaguardar em conjunto a imparcialidade e justiça internacional e os interesses comuns dos países em desenvolvimento.

Por sua vez, Faki afirmou que, nos seus oito anos como presidente da Comissão da UA, testemunhou o rápido desenvolvimento das relações com a China. Ele expressou gratidão ao governo chinês, especialmente ao presidente Xi Jinping, pela liderança excepcional no fortalecimento da parceria China-África e no desenvolvimento do mecanismo do Fórum de Cooperação China-África. A UA segue firmemente o princípio de “Uma Só China” e apoia firmemente o país na defesa de seus interesses centrais. As importantes iniciativas propostas pelo presidente Xi Jinping, que visam garantir que os povos de todos os países possam compartilhar as oportunidades de paz e desenvolvimento, são essenciais para os países do Sul Global fortalecerem a solidariedade e cooperação e promoverem um sistema de governança global mais justo e equitativo.

Sair da versão mobile