O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta de resposta aos acadêmicos de 50 países africanos, estimulando-os a continuar fornecendo o apoio intelectual para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-África de alto nível e defendendo os interesses comuns do “Sul Global”.
Xi apontou que o desenvolvimento constante de uma China que busca uma evolução pacífica e está comprometida com a reforma e abertura robustece ainda mais as forças da paz mundial e da justiça internacional, bem como injetará um impulso inesgotável no processo da modernização mundial, especialmente no desenvolvimento e na revitalização do “Sul Global”.
O líder chinês salientou na carta que China e África sempre foram uma comunidade de futuro compartilhado. Segundo Xi, diante da situação mundial complexa, chineses e africanos devem reforçar mais do que nunca a solidariedade e a cooperação. A nova Cúpula do Fórum de Cooperação China-África será realizada em breve, reunindo novamente lideranças para abrir uma perspectiva mais brilhante do relacionamento sino-africano.
Há poucos dias, 63 acadêmicos de 50 países africanos enviaram uma carta ao presidente chinês, dando os parabéns pelo sucesso da 3ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China.