O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, chegou nesta quarta-feira (4) a Beijing para participar da Cúpula do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
São Tomé e Príncipe é uma nação insular no sudeste do golfo da Guiné, que fica no centro-oeste da África e é composta por São Tomé, Príncipe e outras 14 pequenas ilhas.
Desde a retomada das relações diplomáticas, China e São Tomé e Príncipe têm mantido um desenvolvimento constante e saudável do relacionamento bilateral, se apoiando firmemente em questões que envolvem seus respectivos interesses centrais e suas principais preocupações.
A China enviou por diversas vezes alimentos, veículos e suprimentos ao país africano, realizou quatro fases de assistência técnica em agricultura, pecuária, eletricidade e prevenção e tratamento da malária, também concluiu programas de manutenção de estradas e drenagem de comunidades residenciais, além de 60 projetos de habitação social.
Os dois países mantêm uma cooperação estreita em comércio bilateral e em ciência e tecnologia. De janeiro a junho deste ano, o comércio bilateral totalizou US$9,36 milhões, um aumento de 56,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
São Tomé e Príncipe apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pela China, respeita e aprecia o princípio
básico da China de não interferência nos assuntos internos de outras nações e enaltece a contribuição significativa do país asiático à causa da independência e libertação bem como a modernização da África.