Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping anuncia impulso na parceria com África na cúpula do Focac em Beijing

Em seu discurso na cerimônia de abertura da Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (Focac), realizada no Grande Salão do Povo em Beijing na manhã desta quinta-feira (5), o presidente da China, Xi Jinping, anunciou que o país elevará as relações bilaterais com todas as nações africanas com as quais tem laços diplomáticos para o nível estratégico. A caracterização geral das relações China-África será promovida para uma comunidade com futuro compartilhado sob todas as condições para a nova era. Ambos os lados implementarão 10 ações de parceria para avançar em conjunto na modernização.

Mais de 3.200 convidados chineses e estrangeiros participaram da solenidade, incluindo chefes de Estado e de governo dos países membros do fórum, diretores de delegações, bem como responsáveis de organizações internacionais e regionais.

Os dirigentes africanos presentes expressaram gratidão à China por sediar a cúpula e elogiaram a profunda amizade e os resultados positivos alcançados desde a criação do Focac em 2018. Eles afirmaram que o fórum é uma plataforma eficaz para promover as relações China-África e um modelo exemplar de cooperação Sul-Sul. Essa cooperação bilateral é baseada em amizade, respeito mútuo e benefícios compartilhados, sem condições políticas. Diante de um cenário internacional complexo e instável, aprofundar a colaboração com a China tornou-se uma esperança para as nações africanas alcançarem segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentável.

Na cúpula, foram aprovados o plano de ação do Focac para os próximos três anos (2025-2027) e a declaração sobre a construção conjunta de uma comunidade China-África com futuro compartilhado sob todas as condições para a nova era.

Sair da versão mobile