O presidente da China, Xi Jinping, encontrou-se com o conselheiro de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Jake Sullivan, nesta quinta-feira (29) em Beijing.
O líder chinês apontou que, frente às situações internacionais caóticas, os países precisam de unidade e cooperação em vez de divisão e confronto e que os povos desejam abertura e progresso, ao invés de fechamento e regressão. Segundo ele, a China e os EUA, como dois grandes países, devem ser responsáveis pela história, pelos povos e pelo mundo, serem garantia de paz e impulsionadores do desenvolvimento comum.
O presidente chinês afirmou que, mesmo com a grande mudança nas relações sino-estadunidenses e nos dois países, a China nunca mudou seu objetivo de desenvolver um relacionamento estável, sadio e sustentável com os EUA, nunca alterou sua postura na defesa firme da soberania, da segurança e dos interesses de desenvolvimento e nunca parou seus esforços pela continuação da amizade tradicional entre os dois povos. Xi Jinping espera que os EUA tratem a China e seu desenvolvimento com atitude positiva e racional e vejam o desenvolvimento mútuo como oportunidade em vez de desafio, assim como trabalhem em conjunto para encontrar uma maneira correta para os dois grandes países se darem bem.