Workshop sobre conhecimento de desenvolvimento compartilhado para os países africanos de língua francesa, promovido pelo Ministério do Comércio da China, foi realizado recentemente em Beijing.
Personalidades africanas que participaram da atividade elogiaram os resultados frutíferos da cooperação China-África e aguardam com expectativa a Cúpula do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em 2024.
Benoit Negendakumana, assessor sênior do vice-presidente do Senado do Burundi, considera que a China é uma parceira confiável para os países africanos. Segundo ele, o país asiático sempre respeitou a vontade e as necessidades reais das nações africanas, nunca interferiu nos assuntos internos, não impôs nenhuma condição política à assistência e nem buscou interesses políticos em investimentos e financiamentos.
Negendakumana acredita que a Cúpula do FOCAC deste ano será uma oportunidade importante para aprofundar a cooperação entre os dois lados e espera que a China e a África expandam continuamente os intercâmbios em diversas áreas.
O presidente da Agência de Notícias do Gabão, Ghislain Ruffin Etoughet Nzuet, expressou sua gratidão à China pelos esforços incansáveis na promoção do desenvolvimento e do progresso da África.
“Gostaria de prestar uma homenagem à grande amizade entre os povos africano e chinês”, destacou Nzuet. O presidente da agência do Gabão também salientou que a proposta de quatro pontos do presidente chinês, Xi Jinping, sobre a construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-África na nova era é muito apreciada no continente africano.