O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone na tarde desta sexta-feira (23) com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
Xi Jinping congratulou Starmer por ter assumido o cargo de primeiro-ministro britânico, dizendo que a China e o Reino Unido, membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e duas das principais economias mundiais, devem tratar as relações bilaterais com uma visão estratégica de longo prazo.
Os dois países também devem defender a parceria, reforçar diálogos e cooperações, favorecendo os dois países e o resto do mundo com o relacionamento sino-britânico estável e de benefício recíproco.
O líder chinês disse ainda que a China está promovendo a construção de um país forte e a revitalização nacional por meio da modernização chinesa e que o país continua no caminho de um desenvolvimento pacífico. A parte britânica deve tratar a China com uma visão objetiva e racional, destacou Xi Jinping.
O presidnte Xi Jinping apontou que a parte chinesa está disposta a dialogar de forma igualitária com o Reino Unido, com base em respeito mútuo, aumento da confiança mútua, reforço da sinergia das estratégias de desenvolvimento, ampliação das cooperações em finanças, economia verde, inteligência artificial e cultura, para que o benefício recíproco e o ganho mútuo se tornem a tônica geral das relações sino-britânicas.
Starmer parabenizou os atletas chineses pelos excelentes resultados nos Jogos Olímpicos de Paris, acrescentando que um relacionamento bilateral mais estreito corresponde aos interesses de longo prazo para ambos os lados.
O Reino Unido quer manter a comunicação e o diálogo com a China em diversos níveis e setores e desenvolver um relacionamento bilateral duradouro, estável e estratégico. Além disso, o primeiro-ministro britânico reiterou a posição inalterada sobre a política de uma só China.