Por volta das 16h do dia 20 de julho, o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do país, Xi Jinping, foi à embaixada do Vietnã na China para prestar suas condolências pelo falecimento do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nguyen Phu Trong.
Xi Jinping ficou em frente ao retrato de Nguyen Phu Trong, fez um momento de silêncio, prestou três reverências à foto, deixou uma mensagem e assinou o livro de condolências.
O líder chinês afirmou que, ao longo de mais de uma década, ele e Nguyen Phu Trong tiveram contatos próximos e estabeleceram uma profunda camaradagem. Foi um marco histórico quando, no ano passado, os dois chefes de Estado anunciaram juntos a construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-Vietnã. “O falecimento de Nguyen Phu Trong nos fez perder um impulsionador das relações sino-vietnamitas e um parceiro na causa do socialismo, o que me deixa profundamente triste. Lembraremos para sempre as contribuições notáveis de Nguyen Phu Trong para os laços entre os dois partidos e os dois países, bem como para o movimento socialista mundial”, acrescentou.
Xi Jinping enfatizou que o PCCh e o governo chinês apoiam firmemente o PCV na liderança unificada do povo vietnamita em seu caminho socialista, que é adequado às condições nacionais do país. “Estou confiante de que, sob a forte liderança do Comitê Central do PCV, o povo vietnamita transformará sua dor em força e alcançará novas e maiores conquistas na reforma e abertura e na construção socialista. Acredito que a China e o Vietnã continuarão a trabalhar juntos para promover mais avanços da comunidade de futuro compartilhado China-Vietnã”, afirmou o líder chinês.