A reunião ministerial do Grupo de Trabalho do G20 aprovou nesta quarta-feira (24) com unanimidade que será entregue a esta edição da Cúpula de Líderes do G20 o projeto sobre a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza que tem como objetivo mobilizar os recursos, as tecnologias e os conhecimentos já existentes para eliminar efetivamente a fome e a pobreza em escala global. O presidente do Brasil, país que assume a presidência do G20, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia de pré-lançamento da Aliança e proferiu um discurso no mesmo dia.
Lula enfatizou que, desde 2019, o número de pessoas com fome em todo o mundo vem aumentando bruscamente, ultrapassando 152 milhões, o que significa que 9% da população mundial está subnutrida. Resolver essa questão por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é prioridade para o Brasil.
Na reunião, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e outros participantes expressaram seu apoio ao estabelecimento da Aliança.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza será aberta a governos, organizações e instituições internacionais, fundos e bancos de desenvolvimento e agências filantrópicas. Todas as partes envolvidas poderão participar voluntariamente da entidade e propor seus projetos. Nos próximos meses, as regras de governança e as políticas públicas da Aliança serão definidas gradualmente, e a Aliança será lançada oficialmente durante a 19ª Cúpula de Líderes do G20 que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro.