O primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Jeremiah Manele, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), durante sua visita de Estado à China entre os dias 9 e 15 de julho.
Manele afirmou que desde 2019, a China e as Ilhas Salomão têm realizado muitas cooperações para o desenvolvimento. “Agradecemos o apoio da China nesses cinco anos e estamos ansiosos para continuar essa parceria e colaboração”, disse ele.
O premiê das Ilhas Salomão apela a todos os países para que se respeitem mutuamente e insistam no princípio de Uma só China. A Carta das Nações Unidas também estabelece claramente que o respeito pela soberania e integridade territorial de todos os países é um dos princípios fundamentais.
Manele destacou que a cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota é muito importante para as Ilhas Salomão. “Sob essa iniciativa, já temos vários projetos financiados pela China. Durante essa visita, também assinamos um novo documento de cooperação, fazendo uma conexão entre a Iniciativa Cinturão e Rota com a estratégia nacional de desenvolvimento das Ilhas Salomão de 2016 a 2035”, acrescentou Manele.