O representante especial do presidente chinês, Xi Jinping, e vice-presidente da China, Han Zheng, reuniu-se nesse sábado (27) com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em Paris, capital da França.
Han Zheng transmitiu as cordiais saudações do líder chinês a Bach e afirmou que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris foi maravilhosa e um sucesso total. Segundo ele, a China expressou calorosas felicitações pela execução do evento.
O vice-presidente da China destacou que o movimento olímpico visa salvaguardar a paz mundial e promover a unidade e o progresso da humanidade. Na atual situação internacional, é ainda mais importante levar adiante o espírito olímpico, frisou Han Zheng. Esta edição do evento tem um significado especial.
O dirigente chinês disse que o país sempre apoiou o desenvolvimento do movimento olímpico internacional e mantém um bom relacionamento de longo prazo com o COI. A China sediará os Jogos Asiáticos de Inverno no próximo ano e está disposta a continuar a aprofundar a cooperação amistosa de alto nível com o comitê.
Bach pediu a Han Zheng que transmitisse suas sinceras saudações a Xi Jinping e deu calorosas boas-vindas ao vice-presidente Han Zheng, que representou a China na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris como representante especial do presidente Xi Jinping.
Bach afirmou que o princípio básico da causa olímpica internacional é o multilateralismo, que sempre teve o apoio chinês. Ele lembrou que, no contexto especial da Covid-19, a China sediou com sucesso os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, em 2022, fornecendo uma referência importante para países ao redor do mundo sediarem com sucesso as Olimpíadas.
O COI quer continuar trabalhando em estreita colaboração com a China para organizar com sucesso vários eventos esportivos internacionais e difundir o espírito olímpico, disse Bach.