Na coletiva de imprensa, realizada na terça-feira (16), o porta-voz da Chancelaria chinesa, Lin Jian, afirmou que no primeiro semestre do ano, os principais indicadores macroeconômicos da China mantiveram uma tendência de crescimento estável. O Produto Interno Bruto (PIB) do país ultrapassou 60 trilhões de yuans, aumentando 5% em relação ao ano anterior. Os setores secundário e terciário cresceram 5,8% e 4,6%, respectivamente, contribuindo com 43,6% e 52,6% para o crescimento econômico.
Diante da crescente instabilidade e incerteza global, a China apresentou resultados econômicos muito destacados para o primeiro semestre do ano, desempenhando um papel crucial como “estabilizador” e “motor” da economia mundial.
A base econômica da China é sólida, com forte resiliência, grande potencial e dinamismo suficiente. Permanecerão inalterados a tendência de crescimento estável a longo prazo, o impulso contínuo para o desenvolvimento de alta qualidade e a direção da abertura de alto nível ao exterior. “Temos a determinação, a capacidade e as condições para continuar impulsionando a economia chinesa a fim de alcançar uma melhoria qualitativa efetiva e um crescimento quantitativo razoável”, acrescentou o porta-voz.