O presidente da China, Xi Jinping, teve hoje (3) um encontro com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, em Astana, capital do país da Ásia Central.
Na ocasião, o líder chinês disse estar muito feliz por visitar o bonito Cazaquistão e ver o desenvolvimento do país. Ele indicou que as duas nações possuem uma amizade tradicional que não só resultou em uma parceria estratégica abrangente permanente, após o estabelecimento das relações diplomáticas há 32 anos, como também pode remontar a mais de 2 mil anos, por causa da Rota da Seda.
Xi Jinping ressaltou que, independente das mudanças internacionais, a China não mudará a posição de manter a amizade com o Cazaquistão, a promoção das cooperações bilaterais em todos os setores, o apoio mútuo nas questões de interesses fundamentais e a confiança de realizar os objetivos de desenvolvimento das duas nações.
O presidente chinês mostrou também a esperança de trabalhar junto com Kassym-Jomart Tokayev para construir uma comunidade de futuro compartilhado China-Cazaquistão com mais sentido e vigor, bem como contribuir mais para o desenvolvimento e a estabilidade da região e do mundo.