Importantes veículos de imprensa do Cazaquistão publicaram nesta terça-feira (2) o artigo do presidente da China, Xi Jinping, “Trabalhar de mãos dadas para abrir novo capítulo das relações sino-cazaques”.
Segundo o líder chinês, ele fará uma visita de Estado ao país, a convite do presidente Kassym-Jomart Tokayev.
Xi Jinping lembrou que a China e o Cazaquistão têm uma amizade tradicional de mais de 2000 anos por causa da Rota da Seda. Há 11 anos, ele próprio lançou a Iniciativa Cinturão e Rota no país da Ásia Central. Desde então, as cooperações bilaterais alcançaram notáveis resultados no comércio, intercâmbio cultural, troca interpessoal, e coordenação internacional.
Para o desenvolvimento futuro das relações entre os dois países, Xi Jinping lançou quatro propostas, sendo elas, consolidar a política de apoio mútuo, promover as cooperações de benefícios recíprocos, reforçar a amizade tradicional e enfrentar em conjunto as mudanças internacionais.
O presidente chinês revelou também que vai fazer novas disposições junto com o presidente Tokayev para impulsionar a parceria estratégica abrangente eterna China-Cazaquistão a um novo patamar.