O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Governo de Unidade Nacional da Líbia, Abdul-Hamid Dbeibah, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
Na entrevista, Dbeibah afirmou que esta visita à China foi realizada sob condições históricas especiais e é de extrema importância para a Líbia e para o povo líbio a partir dos pontos de vista político, econômico e estratégico.
O presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso na cerimônia de abertura da 10ª reunião ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes, afirmando que a China está disposta a trabalhar com o lado árabe para colocar em prática os “cinco quadros de cooperação” para acelerar a construção de uma comunidade China-Estados Árabes com um futuro compartilhado.
Em relação a isso, Dbeibah disse que os “cinco quadros de cooperação” são favoráveis à estabilidade mundial, especialmente no Oriente Médio e no Norte da África, e são propícios ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico dos países da região, além de ajudar os países a trabalhar em conjunto com a China para criar um futuro próspero.
Dbeibah afirmou que tanto na região árabe quanto no mundo, a influência da China está em constante expansão. O importante papel que a China desempenha na promoção do desenvolvimento tecnológico e econômico dos países árabes não deve ser ignorado. “Os países árabes querem usar a sabedoria para alcançar a estabilidade regional”, acrescentou ele.