20º Comitê Central do PCCh realizará 3ª sessão plenária em julho

A terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) será realizada em Beijing em julho, de acordo com uma decisão tomada em uma reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh nesta terça-feira.

De acordo com a agenda principal da sessão, o Birô Político relatará seu trabalho ao Comitê Central, e a sessão estudará principalmente os assuntos relacionados ao aprofundamento abrangente contínuo da reforma e o avanço da modernização ao estilo chinês.

A reunião do Birô Político também analisou a atual situação econômica e o trabalho econômico, e deliberou um documento sobre políticas e medidas para promover continuamente o desenvolvimento integrado de alta qualidade do Delta do Rio Yangtzé.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião.

A reforma e abertura tornou-se um instrumento eficaz para a causa do Partido e do povo fazer grandes progressos para acompanhar os tempos, disse a reunião.

Os períodos atual e futuro são críticos para a construção de um país forte e para a realização da revitalização nacional em todas as frentes através de um caminho chinês rumo à modernização. A reforma da China deve continuar face às complexas situações internacionais e nacionais, a uma nova ronda de revolução científica e tecnológica e mudanças industriais e à nova expectativa do povo, segundo a reunião.

O aprofundamento da reforma é essencial para defender e melhorar o sistema socialista com características chinesas e modernizar o sistema e a capacidade de governança da China, afirmou a reunião.

É também essencial implementar a nova filosofia de desenvolvimento e adaptar-se melhor à evolução da principal contradição que a sociedade chinesa enfrenta, garantir que todas as pessoas compartilhem os benefícios da modernização de forma mais plena e justa, enfrentar os principais riscos e desafios, vencer a iniciativa estratégica na competição internacional cada vez mais acirrada e construir um partido marxista mais forte, observou a reunião.

Todo o Partido deve colocar a reforma em uma posição mais proeminente e aprofundar a reforma em todos os aspectos, com foco na promoção da modernização chinesa, afirmou a reunião.

A reunião enfatizou que aprofundar a reforma em todos os aspectos requer esforços para libertar a mente, libertar e desenvolver as forças produtivas sociais, bem como desencadear e aumentar a vitalidade social.

Uma reforma mais abrangente deve ser conduzida pela reforma do sistema econômico, com o avanço da igualdade e justiça sociais e a melhoria do bem-estar do povo como ponto de partida e objetivo final, e deve ser dada mais ênfase à integração do sistema, abordando prioridades e alcançando resultados concretos, de modo a fornecer uma força motriz poderosa e garantias institucionais para a modernização chinesa, acrescentou a reunião.

Observando que a economia conseguiu um bom início este ano, a reunião advertiu contra os desafios, como demanda insuficiente, alta pressão operacional enfrentada pelas empresas e um ambiente externo mais complicado, sombrio e incerto.

A economia da China ainda tem uma base sólida, abundância de vantagens, forte resiliência e enorme potencial, disse a reunião, pedindo esforços para fortalecer a confiança no trabalho econômico.

O país deve se esforçar para colocar efetivamente em prática as políticas macroeconômicas estabelecidas e implementar bem uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente.

Os títulos do tesouro especiais ultralongos devem ser emitidos em um estágio precoce e bem utilizados, enquanto a emissão e a utilização de títulos para fins especiais devem ser aceleradas.

É necessário empregar com flexibilidade as ferramentas de política, como taxas de juros e coeficientes de reservas obrigatórias, para aumentar o apoio à economia real e reduzir o custo de financiamento geral da sociedade, observou a reunião.

A reunião enfatizou a necessidade de avaliar a consistência da orientação da macropolítica, promover renovações de equipamentos em larga escala e substituição de bens de consumo, introduzir mais cenários de consumo, impulsionar uma nova urbanização centrada no povo e implementar um novo mecanismo de cooperação entre o governo e o capital privado, estimulando plenamente o investimento privado.

A reunião também pediu esforços para desenvolver novas forças produtivas de qualidade de acordo com as condições locais, cultivar e fortalecer os setores emergentes, planejar e construir proativamente as indústrias do futuro, utilizar as tecnologias avançadas para capacitar a transformação e a atualização das indústrias tradicionais, desenvolver ativamente o capital de risco e fortalecer o capital paciente.

O país deve expandir ativamente o comércio de bens intermediários, o comércio de serviços, o comércio digital e as exportações de comércio transfronteiriço, apoiar as empresas privadas na expansão de mercados no exterior e intensificar os esforços para atrair e utilizar o investimento estrangeiro.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo