Nesta quarta-feira (12), o presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso por vídeo na cerimônia de abertura da comemoração do 60° aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês).
O líder chinês apontou que, ao longo dos 60 anos desde a sua criação, a UNCTAD insiste no propósito de prosperidade comum e tem promovido ativamente a cooperação Sul-Sul, enquanto defende o diálogo Norte-Sul e impulsiona a construção de uma nova ordem econômica internacional, o que contribuiu significativamente para o comércio e o desenvolvimento do globo. Atualmente, o mundo está passando por mudanças sem precedentes no século, enfrentando novos desafios na defesa da paz e do desenvolvimento. Devemos assumir uma atitude de responsabilidade pela história e pelo povo, seguir a direção correta e construir juntos uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Ele apresentou três propostas a respeito. Primeiro, é importante criar um ambiente internacional propício para a paz e o desenvolvimento. Todos os países, especialmente as grandes nações, devem praticar um verdadeiro multilateralismo e promover uma multipolarização mundial igualitária e ordenada. Segundo, todos devem seguir a tendência dos tempos de desenvolvimento aberto e promover uma globalização econômica inclusiva, além de facilitar a liberalização do comércio e dos investimentos. Terceiro, é importante aproveitar as oportunidades históricas de desenvolvimento com inovação e criar um ambiente digital aberto, inclusivo e não discriminatório, permitindo que os países em desenvolvimento se integrem melhor às tendências digitais, inteligentes e verdes.
Xi Jinping enfatizou que este ano marca o 75º aniversário da fundação da República Popular da China. O país está promovendo integralmente a modernização chinesa com um desenvolvimento de alta qualidade, o que trará novas e maiores oportunidades para o mundo. Ele reiterou que a China sempre foi parte do “Sul Global” e está sempre ao lado dos países em desenvolvimento. A parte chinesa irá expandir ativamente suas importações de outras nações em desenvolvimento, reforçar a cooperação em comércio, investimento e desenvolvimento, e ajudar a implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.