O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, Xi Jinping, presidiu na tarde desta terça-feira (11) a quinta reunião do Comitê Central para Aprofundamento Abrangente da Reforma. Xi Jinping também é o diretor deste comitê.
Na ocasião, foram deliberados e aprovados os documentos relacionados à melhoria do sistema empresarial moderno com características chinesas, ao aperfeiçoamento dos mecanismos sobre garantia de rendimento para agricultores e compensação de benefícios às principais áreas produtoras de cereais e ao desenvolvimento de um ambiente aberto de competitividade global para a inovação científica e tecnológica.
Na reunião, Xi Jinping enfatizou que para aperfeiçoar o sistema empresarial moderno com características chinesas, é necessário se concentrar no aproveitamento das vantagens do sistema socialista com características chinesas, fortalecer a liderança do PCCh e melhorar a governança corporativa. Além disso, é importante impulsionar a criação de um sistema empresarial moderno com direitos de propriedade claros, responsabilidades bem definidas, separação entre governo e empresas e gestão científica, de forma a cultivar mais empresas de classe mundial.
Para estabilizar a produção de grãos e garantir a segurança alimentar, é necessário proteger e incentivar os agricultores a plantar grãos e as autoridades locais a se dedicarem à produção de grãos, aumentando a precisão e a eficácia das políticas.
Além disso, é necessário insistir em promover a inovação por meio da abertura e aprimorar o sistema de abertura da ciência e tecnologia, assim como integrar-se ativamente à rede global de inovação, focando em áreas-chave e elos críticos e superando as deficiências do sistema de inovação aberta.