Chanceleres chinês e brasileiro se reúnem em Nizhny Novgorod na Rússia

O conselheiro de Estado e chanceler chinês, Wang Yi, encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no dia 10 em Nizhny Novgorod, na Rússia.

Wang Yi disse que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, um momento especial para o desenvolvimento das relações bilaterais. Como o presidente chinês Xi Jinping disse, as duas partes devem compreender a estratégia, aumentar os benefícios mútuos e destacar a abrangência para construir um comunidade com futuro compartilhado China-Brasil, acrescentou Wang.

O chanceler chinês disse que a parte chinesa sempre considerou o relacionamento com o Brasil uma prioridade diplomática, pois o Brasil é um importante país na América Latina, e a China quer trabalhar ao seu lado para promover cooperações com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Além disso, Wang Yi enfatizou que, como dois grandes países em desenvolvimento, a China e o Brasil devem emitir vozes justas, equitativas e construtivas em relação às questões internacionais em foco.

Mauro Vieira disse que o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, acabou de realizar uma visita bem frutífera à China na semana passada. O Brasil presta alta atenção às relações com a China e o papel do país asiático na arena internacional. O chanceler brasileiro enfatizou que seu país quer continuar reforçando cooperações com a China nas Nações Unidas, BRICS e G20, entre outros mecanismos multilaterais.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo