O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta sexta-feira (7) em Beijing, o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, que está fazendo uma visita oficial à China.
Xi Jinping disse que a China e o Paquistão são bons vizinhos, amigos fiéis, parceiros de ajuda mútua e irmãos confiáveis. A parceria estratégica em qualquer tempo dos dois países vem se aprofundando e tem um forte alicerce público.
O líder chinês enfatizou que a amizade sino-paquistanesa passou a prova do tempo. A parte chinesa agradece ao Paquistão pelo apoio nas questões de interesses fundamentais e de grandes preocupações da China. Xi Jinping sublinhou que o país também vai continuar ajudando o Paquistão na defesa da soberania e da integridade territorial, no desenvolvimento socioeconômico e no combate ao terrorismo.
Além disso, a parte chinesa quer reforçar a coordenação e a cooperação com o Paquistão nas Nações Unidas (ONU), na Organização de Cooperação de Shanghai e em outros mecanismos multilaterais, para promover a multipolarização do mundo e o desenvolvimento da economia mundial, aperfeiçoar a governança global e defender os interesses dos países em desenvolvimento e a justiça internacional.
Shehbaz Sharif reconheceu que, sob a liderança do presidente Xi Jinping, a China conquistou conquistas notáveis na erradicação da pobreza e na luta anticorrupção. O primeiro-ministro do Paquistão destacou ainda que as iniciativas lançadas pelo líder chinês beneficiam o mundo inteiro. A autoridade paquistanesa reafirmou que o país persiste no princípio de Uma só China e continua apoiando firmemente a China nas questões relacionadas a Taiwan, Xizang, Xinjiang e ao Mar do Sul da China.