A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva para o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), em seu programa tradicional, “Falam, líderes”.
Mirjana Spoljaric visitou Gaza em dezembro do ano passado. Na entrevista, ela mostrou grandes preocupações com os problemas humanitários no mundo de hoje.
“Os conflitos armados estão aumentando, o que causou sofrimento a muitas pessoas e também grande pressão para os trabalhos humanitários”, enfatizou a presidente do CICV, que salientou também que a deterioração da situação na Ucrânia prejudicou a segurança alimentar de muitos lugares do mundo, especialmente no Oriente Médio e na África.
Ela acha que a atual prioridade é que os líderes políticos devem trabalhar em conjunto para buscar a resolução dos problemas através de negociações.
A neutralidade é o princípio básico do CICV, mas nos últimos anos, esta posição sofreu críticas. Mirjana Spoljaric explicou que o CICV tem uma história de 160 anos e sempre foi uma organização neutra, imparcial e independente.
“Precisamos comunicar com todas as partes para realizar nossos trabalhos. Imagine que se apoiarmos um lado e nos opormos ao outro, não poderemos entrar nas regiões de conflitos”, acrescentou a presidente do CIVC.
Em setembro do ano passado, Mirjana Spoljaric visitou a China. Ela lembrou que o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, foi impressionante e frutífero. Além disso, ela ficou mais convencida de que a China é um parceiro confiável, porque o humanitarismo está firmemente enraizado nas tradições e na cultura chinesas