Realizou-se nessa sexta-feira (7) a cerimônia de inauguração do Complexo Solar Marangatu, que é o resultado do investimento e construção da State Power Investment Corporation (SPIC) da China no Brasil. O projeto fotovoltaico tem a capacidade instalada total de 446 quilowatts e poderá fornecer, anualmente, energia elétrica para quase 550 mil famílias.
O chefe da SPIC Brasil, Lin Guixiang, afirmou que o projeto na terra de Marangatu demonstra os esforços concretos da SPIC na implementação da iniciativa global de baixa emissão de carbono. Depois de ser conectado totalmente à rede, o sistema fotovoltaico deverá reduzir anualmente 900 mil toneladas de emissão de carbono, o que não somente trará grandes benefícios ambientais e econômicos para a comunidade local, como também contribuirá para o desenvolvimento das energias limpas globais.
O governador do estado de Piauí, Rafael Fonteles, agradeceu a SPIC Brasil por estabelecer a usina fotovoltaica no território estadual. Ele considera que, ao mesmo tempo que traz resultados econômicos para o estado, esse projeto também deixará um legado ambiental e social valioso.
A Cônsul-Geral da China em Recife, Lan Heping, afirmou que a China dá grande importância à vantagem do desenvolvimento da região nordeste no Brasil e se esforça com a região para impulsionar o processo de baixa emissão de carbono, a fim de melhorar o bem-estar do povo. Para ela, a inauguração do projeto vai trazer grandes oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o Piauí, representando a elevação de qualidade e nível da parceria bilateral e demonstrando a implementação da Iniciativa Global de Desenvolvimento pelos dois países.