O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, participou na segunda-feira (10), da reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nizhny Novgorod, na Rússia, e fez um discurso.
Wang Yi, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o BRICS deve fortalecer sua confiança no multilateralismo e elaborar um novo projeto para o futuro desenvolvimento global.
Wang Yi apontou que o mecanismo deve ser firme em sua determinação de manter a paz e a segurança e dar um novo ímpeto à solução política de questões importantes.
Todas as partes devem manter firmemente o espírito original de “abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha”, de modo a levar a colaboração pragmática do BRICS a um novo patamar, acrescentou.
Os participantes elogiaram o importante papel do mecanismo do BRICS e os resultados de sua expansão, expressando apoio ao estabelecimento de países parceiros. A reunião emitiu uma Declaração Conjunta da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do BRICS.
Durante a reunião, Wang Yi se reuniu separadamente com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Laos, os ministros das Relações Exteriores da Rússia, do Brasil, da África do Sul e da Etiópia, e também com o ministro interino das Relações Exteriores do Irã.