Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping realiza conversações com Putin

Na manhã de 16 de maio, o presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma reunião restrita com o presidente russo, Vladimir Putin, que está na China para uma visita de Estado, no Grande Palácio do Povo, em Beijing.

Xi Jinping deu as boas-vindas ao ilustre presidente e velho amigo nesta visita de Estado à China. Dado que Putin foi empossado para o quinto mandato como presidente da Rússia, o presidente Xi Jinping apresentou as mais sinceras felicitações ao presidente Putin e ao povo da Rússia e expressou sua convicção de que, sob a liderança do presidente Putin, a Rússia certamente realizará novos e maiores progressos no desenvolvimento nacional.

A celebração do 75º aniversário das relações diplomáticas China-Rússia é um tema definidor das relações bilaterais este ano. Tendo durado três quartos de século, as relações China-Rússia crescem cada vez mais, apesar dos altos e baixos, e resistem ao teste da mudança do cenário internacional. A relação tornou-se um excelente exemplo para grandes países e países vizinhos tratarem uns aos outros com respeito e franqueza e buscarem amizade e benefício mútuo, disse Xi Jinping, acrescentando que ao longo dos anos, ele e Putin se encontraram mais de 40 vezes e permaneceram em contato estreito, proporcionando orientação estratégica que tem garantido o desenvolvimento sólido, estável e harmonioso do relacionamento. A relação China-Rússia hoje foi arduamente conquistada, e os dois lados precisam apreciá-la e nutri-la.

O desenvolvimento constante das relações China-Rússia não é apenas do interesse fundamental dos dois países e dos dois povos, mas também contribui para a paz, a estabilidade e a prosperidade da região e do mundo em geral. Na nova jornada, a China está pronta para trabalhar com a Rússia para continuar sendo um bom vizinho, bom amigo e bom parceiro que confiam um no outro, continuar consolidando a amizade duradoura entre os dois povos e, em conjunto, prosseguir o respectivo desenvolvimento e revitalização nacional e defender igualdade e justiça no mundo, assinalou Xi Jinping.

Sair da versão mobile