Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping e Putin mantêm conversa reservada em Zhongnanhai

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizaram na noite desta quinta-feira (16) uma conversa reservada em Zhongnanhai, em Beijing.

Os dois líderes sentaram perto da água e tomaram chá, enquanto trocaram de forma profunda opiniões sobre questões estratégicas de interesse comum.

Xi Jinping assinalou que o mundo atual enfrenta grandes mudanças sem precedentes no século e se encontra num novo período de turbulência. Frente às mudanças e ao caos internacionais, a China sempre manteve firmemente a sua posição estratégica. O país está disposto a trabalhar com a Rússia e outros países para fortalecer a unidade e a cooperação, liderar a direção certa da governação global, salvaguardar a imparcialidade e a justiça internacionais e promover a paz mundial e o desenvolvimento comum.

Putin disse que o desenvolvimento da China é imparável e incapaz de ser impedido por nenhuma força. A Rússia está disposta a reforçar a cooperação com o país asiático e outras nações do “sul global” para promover a equidade e a justiça internacionais e o estabelecimento de um mundo mais igualitário e multipolar.

Os dois chefes de Estado também trocaram opiniões sobre a crise ucraniana. Xi Jinping especificou a posição chinesa e os esforços feitos pelo país na solução política da crise da Ucrânia. Segundo o presidente chinês, a solução de qualquer questão de grande relevância deve abordar tanto o sintoma como a causa raiz, além de considerar tanto o presente como o longo prazo.

A solução fundamental para a crise ucraniana é promover a construção de uma nova estrutura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável. A China apoia a convocação oportuna de uma conferência internacional reconhecida, tanto pela Rússia como pela Ucrânia, com participação de todas as partes e com discussões justas de todas as opções.

Putin apresentou a posição russa em relação à questão, dizendo que a Rússia aprecia a posição objetiva, justa e equilibrada da China sobre o tema e saúda a China por continuar a desempenhar um papel importante e construtivo na resolução política da crise na região. A Rússia está empenhada em resolver a questão por meio de negociações políticas e disposta a mostrar sinceridade, mantendo contatos estreitos com a China a este respeito.

Sair da versão mobile