Curva ascendente verifica a confiança do exterior na economia chinesa

Recentemente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Comissão Europeia aumentaram a previsão sobre crescimento econômico da China para este ano em 0,2 pontos percentuais. E a empresa de consultoria internacional Kearney divulgou o índice global de confiança no investimento direto estrangeiro, demonstrando que a China subiu do 7º lugar no ano passado para o 3º neste ano e ocupa na 1ª posição entre os mercados emergentes.

Já na última sexta-feira (17), a China divulgou os dados oficiais do seu desempenho econômico de abril, provando as expectativas positivas do exterior. O valor acrescentado das empresas industriais acima da dimensão designada cresceu 6,7% em termos anuais, registrando 2,2 pontos percentuais mais alto do que no mês anterior. O índice de atividade empresarial das indústrias permaneceu na faixa dinâmica por 4 meses consecutivos.

Uma série de indicadores traça uma curva ascendente, indicando que a economia chinesa está funcionando de forma estável, seguindo a sua tendência de recuperação e acumulando fatores positivos.

Para as empresas, o mercado significa o lucro. O mercado gigante da China testemunhou um crescimento de 4,1% nas vendas varejistas dos bens de consumo entre janeiro e abril, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O consumo digital e o consumo de turismo cultural se tornaram um novo impulso à recuperação do mercado. Durante o mesmo período, as vendas a retalho online de bens físicos aumentaram 11,1% em termos anuais, demonstrando a vitalidade deste segundo maior mercado retalhista online do mundo.

No feriado Qingming, que caiu no início de abril, o número de viagens turísticas nacionais e os gastos dos turistas subiram em 11,5% e 12,7%, respectivamente, em comparação com o mesmo tempo de 2019.

De acordo com a Bloomberg, estes são os primeiros gastos per capita dos turistas chineses que viajaram durante feriado nacional que excedem aos números de 2019, período pré-pandemia.

Quando se observa a economia de um país, é preciso olhar para o potencial e a resiliência do seu desenvolvimento, que advém principalmente do poder da inovação. À medida que a China desenvolve vigorosamente novas forças produtivas de alta qualidade, um novo impulso vem se formando de modo acelerado.

Em abril, o valor agregado dos fabricantes manufatureiros de equipamentos e de alta tecnologia acima do tamanho designado continuou subindo. Já a taxa de crescimento anual do investimento na transformação tecnológica da indústria e nos setores de alta tecnologia foi mais alta do que o investimento em outros campos. Em termos de produtos, a produção de equipamentos de impressão 3D, veículos de novas energias e produtos de circuitos integrados aumentou mais de 30% em relação ao ano anterior.

Apesar da incerteza do ambiente externo e a pressão que as empresas domésticas enfrentam, a economia chinesa ainda dispõe de condições para alcançar a meta anual de crescimento.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo