O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se nesta quarta-feira (29) em Beijing com o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, que está na China para participar da cerimônia de abertura da 10ª reunião ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes e realizar uma visita de Estado.
Xi Jinping apontou que este ano marca o 10º aniversário da construção da parceria estratégica integral entre a China e o Egito. Nos últimos dez anos, os dois dirigentes realizaram 11 encontros para liderar em conjunto o desenvolvimento das relações bilaterais.
Xi Jinping assinalou que o relacionamento sino-egípcio já se tornou um reflexo da solidariedade, cooperação e busca de benefícios mútuos da China com os Estados Árabes, os países africanos e a comunidade islâmica, assim como com as nações em desenvolvimento como um todo.
O líder chinês afirmou que a China está disposta a aprofundar continuamente a confiança mútua, promover a cooperação, construir uma comunidade com futuro compartilhado China-Egito e dar contribuições para a paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade regionais e mundiais.
Xi Jinping frisou que a China pretende manter colaborações estreitas com o Egito e os demais países relacionados, promover o desenvolvimento do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes, injetar novos dinamismos às relações sino-árabes e impulsionar a construção da comunidade com futuro compartilhado entre os envolvidos.
Durante o encontro, os dois presidentes também trocaram opiniões sobre os conflitos Palestina-Israel. Xi Jinping apontou que a prioridade atual é promover um pronto cessar-fogo, impedir as influências do entorno dos confrontos na paz e estabilidade da região e evitar o agravamento da crise humanitária.
Depois do evento, os dois chefes de Estado presenciaram a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral, que abrangem os temas de planejamento da colaboração na construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota, inovação científica e tecnológica, investimento, parceria econômica e comercial e quarentena.
A China e o Egito também divulgaram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria estratégica integral.
Antes do encontro, Xi Jinping ofereceu uma cerimônia de boas-vindas a El-Sisi. Na noite, o presidente chinês ofereceu um banquete de recepção ao seu homólogo egípcio.