Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping inicia visita de Estado à Hungria

A convite do presidente húngaro, Tamás Sulyok, e do primeiro-ministro, Viktor Orban, o presidente chinês, Xi Jinping, iniciou sua visita de Estado à Hungria no dia 8 de maio, horário local.

Os aviões militares da Hungria escoltaram o avião especial do presidente chinês, Xi Jinping, quando entrou no espaço aéreo da Hungria.

O casal do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, o chanceler húngaro, Péter Szijjártó e outros oficiais de alto nível receberam calorosamente o presidente chinês, Xi Jinping, e sua esposa, Peng Liyuan, que acabaram de chegar a Budapeste.

Xi Jinping fez um discurso por escrito no aeroporto, dizendo que tem o prazer de realizar uma visita de Estado ao belo país da Hungria, a convite do Presidente Tamás Sulyok e do Primeiro-Ministro Viktor Orban.

A China e a Hungria são boas amigas e parceiras de confiança mútua. Nos últimos anos, ambos os lados têm realizado intercâmbios frequentes de alto nível, aprofundado a confiança mútua, obtido resultados frutíferos na cooperação dentro do quadro da Iniciativa Cinturão e Rota, e promovido intercâmbios culturais e interpessoais diversificados e estreita coordenação e colaboração em assuntos internacionais e regionais. Juntos, os dois países dão um excelente exemplo de construção de um novo tipo de relações internacionais caracterizado pelo respeito mútuo, pela imparcialidade, pela justiça e pela cooperação de benefícios recíprocos.

Este ano marca o 75º aniversário das relações diplomáticas entre dois países, trazendo uma importante oportunidade para o desenvolvimento das relações bilaterais. Xi Jinping aguarda com expectativa a reunião com o Presidente Tamás Sulyok, o Primeiro-Ministro Viktor Orban e outros líderes húngaros. Iremos delinear em conjunto um novo plano de cooperação e desenvolvimento, com vista a impulsionar a relação China-Hungria a grandes passos e levá-la a um nível mais elevado. Ele acredita que não importa a forma como o cenário internacional evolua, a China e a Hungria irão sempre encarar e abordar a relação bilateral a partir de uma perspectiva ampla e de longo prazo. Através de esforços vigorosos e determinados, ambos os lados trabalharão em conjunto para o objetivo de construir uma comunidade de um futuro compartilhado para a humanidade e darão a devida contribuição para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade mundiais. Ele disse acreditar que com os esforços conjuntos de ambas as partes, esta visita terá sucesso total e inaugurará um futuro ainda mais brilhante para a relação China-Hungria.

O membro do comitê permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e secretário do Secretariado do Comitê Central do PCCh, Cai Qi, o membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh e chanceler chinês, Wang Yi entre outros oficiais chegaram no mesmo avião.

Durante o caminho do aeroporto ao hotel, as pessoas agitaram bandeiras nacionais da China e da Hungria para receber calorosamente o líder do país asiático.

Sair da versão mobile