Na manhã desta quinta-feira (9), horário local, o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com seu homólogo da Hungria, Tamás Sulyok, no Palácio Sándor, em Budapeste.
O presidente Xi expressou sua satisfação em visitar o belo país da Hungria e em conhecer o presidente Sulyok. Ele agradeceu a seu homólogo pelo convite gentil e pelos preparativos atenciosos. Descrevendo o presidente Sulyok como um estadista experiente e um especialista legal na Hungria, o líder chinês elogiou-o por sua dedicação de longa data ao crescimento da amizade entre os dois países e por sua contribuição positiva ao desenvolvimento dos laços bilaterais. Xi Jinping expressou sua disposição em promover uma boa relação de trabalho e amizade com o presidente Sulyok, aumentar o intercâmbio e a comunicação sobre assuntos de interesse mútuo e promover conjuntamente o desenvolvimento de alto nível das relações China-Hungria.
A Hungria é um dos primeiros países a reconhecer a República Popular da China. Desde o estabelecimento de seus laços diplomáticos, a China e a Hungria sempre se respeitaram, trataram-se como iguais e buscaram benefícios mútuos. O relacionamento bilateral resistiu a provações no cenário internacional em constante mudança e continuou a se aprofundar, passando de uma amizade para uma parceria amigável e cooperativa e, em seguida, para uma parceria estratégica abrangente. O relacionamento China-Hungria está agora em seu melhor momento histórico. A amizade tradicional criou raízes profundas no coração das pessoas, e a cooperação em vários campos produziu resultados frutíferos. Este ano marca o 75º aniversário das relações diplomáticas entre a China e a Hungria. O presidente Xi expressou sua disposição de trabalhar com o presidente Sulyok para levar adiante a tradicional amizade, aprofundar a confiança política mútua, fortalecer a cooperação mutuamente benéfica e elevar o relacionamento China-Hungria a níveis mais altos.
O líder chinês reiterou que, nos últimos 75 anos, o relacionamento China-Hungria tem se desenvolvido de maneira estável. Ambos os lados devem fazer um bom balanço das experiências valiosas para orientar o desenvolvimento das relações bilaterais no futuro. Xi Jinping destacou o tratamento igualitário, a confiança e a solidariedade recíprocas, a cooperação e o ganho mútuo, assim como a defesa da equidade e da justiça, como pontos essenciais.
O presidente chinês disse que a revitalização da nação chinesa, por meio de sua modernização, trará oportunidades inéditas para o mundo inteiro. A parte chinesa aplaude a iniciativa dos amigos húngaros de pegar carona no trem expresso do desenvolvimento chinês, e está disposta a aprofundar a confiança política mútua com a Hungria, de forma a promover uma melhor interconexão entre as estratégias dos dois países.
Por sua vez, o presidente húngaro agradeceu a Xi Jinping pela proposta da Iniciativa Cinturão e Rota, que tem beneficiado a Hungria, especialmente em infraestrutura. Além disso, a parte húngara avalia positivamente as iniciativas apresentadas pelo líder chinês de desenvolvimento global, segurança global e civilização global. O presidente Sulyok reafirmou que o reforço da cooperação com a China é uma política estabelecida, reiterando seu propósito de estreitar os laços bilaterais e reforçar a interrelação de suas estratégias. O presidente húngaro manifestou sua disposição de promover importantes projetos, tais como a ferrovia Hungria-Sérvia, para beneficiar o povo.