Ao iniciar sua visita de Estado à Sérvia, o presidente chinês, Xi Jinping, publicou hoje (7) no jornal sérvio Politiku o artigo Deixe a luz de amizade férrea iluminar o caminho para a cooperação China-Sérvia.
“Esta é a segunda vez que ponho os pés na bela e lendária terra da Sérvia desde que tomei posse como presidente da República Popular da China. A China e a Sérvia estão distantes, mas os dois povos estão sempre conectados de mãos dadas. Independente das mudanças na situação internacional, a China e a Sérvia serão sempre verdadeiros amigos e bons parceiros. Aderimos ao respeito mútuo e à confiança mútua, e a parceria estratégica abrangente entre os dois países continua a aprofundar-se e a tornar-se mais sólida. Aderimos à reciprocidade e ao benefício mútuo, e trabalhamos em estreita colaboração para ajudar os respectivos processos de modernização. Adotamos a ajuda mútua e a assistência mútua, e a irmandade de auxiliar uns aos outros em momentos de necessidade é extremamente preciosa. Aderimos à aprendizagem mútua, e realizamos ativamente trocas de experiências na governança do estado. Nossa amizade férrea é eterna, servindo como um exemplo para o intercâmbio entre diferentes países e povos.”
Xi Jinping enfatiza que os intercâmbios amistosos de longo prazo e a cooperação mutuamente benéfica entre a China e a Sérvia demonstram plenamente que o desenvolvimento contínuo das relações bilaterais está em conformidade com a tendência histórica, está em linha com os interesses fundamentais do povo e é propício para o progresso comum de ambas as partes. “Com esta visita, estou disposto a trabalhar com a Sérvia para levar adiante a amizade férrea entre a China e a Sérvia, tomar medidas concretas para melhor beneficiar os dois povos, promover a paz e o desenvolvimento mundiais e promover conjuntamente a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.”
Em seu artigo, Xi Jinping lembra que, há 25 anos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) bombardeou a Embaixada da China em Belgrado, capital iugoslava. “O povo chinês valoriza a paz, mas nunca permitirá que tragédias voltem a acontecer.”