Na noite de 7 de maio, horário local, o presidente da China, Xi Jinping, e sua esposa, Peng Liyuan, chegaram em avião especial a Belgrado. O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, e sua esposa receberam o casal presidencial da China no aeroporto. Também estavam presentes o ex-presidente sérvio, Tomislav Nikolic, a presidente do Parlamento, Ana Brnabic, e o primeiro-ministro, Milos Vucevic.
No discurso por escrito dado no aeroporto, Xi transmitiu em nome do governo e do povo chinês suas calorosas saudações e melhores votos ao governo e ao povo da Sérvia.
A China e a Sérvia possuem uma profunda amizade tradicional. As relações bilaterais resistiram ao teste do tempo em um ambiente internacional em constante mudança e são um bom exemplo de relacionamento entre Estados. Desde o estabelecimento da parceria estratégica abrangente em 2016, as relações sino-sérvias têm se desenvolvido rapidamente e alcançado resultados históricos.
Segundo o líder chinês, a China e a Sérvia têm apoiado uma à outra nas questões relacionadas aos respectivos interesses centrais e preocupações principais. As duas nações, em conjunto, defendem a equidade e justiça internacional e contribuíram para a promoção da paz e desenvolvimento do mundo.
A cooperação sino-sérvia é baseada no princípio de igualdade e benefício recíproco, corresponde aos interesses fundamentais e de longo prazo de ambos os lados, dá um forte impulso aos respectivos desenvolvimentos, traz benefícios aos dois povos, além de contribuir para a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado.
Xi salientou que a China quer trabalhar junto com a Sérvia para abrir uma nova perspectiva de cooperação com maior força motriz, amplas áreas e alta qualidade. Ele espera que possa trocar opiniões com o presidente Aleksandar Vucic sobre relações bilaterais e outras questões de preocupação comum, além de elaborar um novo plano para o desenvolvimento do relacionamento sino-sérvio.
Durante o caminho do president Xi Jinping de aeroporto a hotel, as pessoas agitaram bandeiras nacionais da China e da Sérvia para receber calorosamente o líder do país asiático.