Na manhã de 6 de maio, horário local, o presidente Xi Jinping teve uma reunião trilateral entre a China, a França e a União Europeia (UE) com o presidente francês Emmanuel Macron e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Eliseu, em Paris.
O presidente Xi expressou sua satisfação em se reunir novamente com o presidente Macron e a presidente von der Leyen. Ele observou que a França é a primeira parada de sua visita ao exterior este ano, e que a reunião trilateral amplia a importância dessa visita para toda a Europa. A China sempre aborda suas relações com a UE a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo. Ela considera a Europa como uma dimensão importante em sua diplomacia de características chinesas com os principais países e um parceiro importante em seu caminho rumo à modernização chinesa. Espera-se que as relações China-França e China-UE se reforcem mutuamente e prosperem juntas.
À medida que o mundo entra em um novo período de turbulência e transformação, a China e a UE, como duas forças importantes no mundo, devem continuar a se ver como parceiras, permanecer comprometidas com o diálogo e a cooperação, e em termos estratégicos, aprofundar a comunicação, aumentar a confiança mútua, estabelecer consensos e realizar coordenações, além de trabalhar para o crescimento estável e sólido dos laços China-UE e continuar fazendo novas contribuições para a paz e o desenvolvimento mundiais.
Por sua vez, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a União Europeia rejeita a lógica de dissociação, saúda o investimento e a cooperação de empresas chinesas na Europa e espera uma cooperação mais forte entre a UE e a China.
Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, é importante que a União Europeia mantenha boas relações com a China e que isso determinará se os desafios globais, como a mudança climática e a crise na Ucrânia, poderão ser melhor enfrentados.