O presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, visitou a China entre os últimos dias 11 e 17. Durante sua estadia no país, ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
Segundo Santokhi, o Suriname é o primeiro país onde os chineses chegaram na região caribenha e também o primeiro país da parte oeste do mundo que definiu o Ano Novo Chinês como um feriado estatutário. Além disso, Suriname é um dos primeiros países no Caribe que reconheceram a República Popular da China e participou da Iniciativa Cinturão e Rota.
Santokhi disse ter a mesma opinião que o presidente chinês, Xi Jinping, que as relações cooperativas entre os dois países devem avançar para um novo patamar, ou seja, por um lado, continuam aprofundando cooperações nos setores tradicionais, como cultura, comércio, turismo, etc., por outro lado, precisam ampliar as cooperações bilaterais para novas áreas, como a de segurança alimentar e mudança climática.
O presidente surinamês lembrou também que visitou a China em 2008 e 2011 como ministro da Justiça e Polícia e presidente eleito do Partido da Reforma Progressista do Suriname, respectivamente.
Sobre a questão de Taiwan, Santokhi ressaltou que seu país persiste sempre no princípio de “Uma só China”.