Foi realizada nesta segunda-feira (22) em Macau, a 6ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (PLP), conhecido também como Fórum de Macau.
Na ocasião, o ministro chinês do Comércio, Wang Wentao, fez um discurso, dizendo que após o estabelecimento de 21 anos, o Fórum de Macau vem aproveitando as vantagens especiais e a função da plataforma de Macau, realizando assim importantes contribuições para os benefícios recíprocos, ganhos mútuos e desenvolvimento comum da China e dos países de língua portuguesa, o que corresponde à vontade dos povos dos países envolvidos.
Wang Wentao lembrou que a China e a maioria dos PLP já assinaram o acordo de cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota. Segundo ele, o Ministério do Comércio facilitará ainda mais o comércio e o investimento com os PLP, aumentará o apoio para projetos de subsistência, aperfeiçoará o mecanismo do Fórum de Macau e criará uma nova estrutura de cooperação de vários níveis.
O evento lançou o Projeto de Ação da Cooperação Econômica e Comercial 2024-2027 e vinte novas medidas para promover a cooperação entre a China e os PLP.