O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente de transição do Gabão, Brice Clotaire Oligui Nguema, trocaram felicitações no sábado pelo 50º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.
Em sua mensagem, Xi Jinping disse que a amizade tradicional entre China e Gabão se fortaleceu ao longo do tempo.
Nos últimos 50 anos, apesar das mudanças na situação internacional, os dois países sempre se trataram como iguais e com apoio mútuo, disse Xi Jinping, acrescentando que as relações bilaterais foram constantemente aprimoradas, o que trouxe benefícios tangíveis para os dois povos.
Atribuindo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Gabão, Xi Jinping disse que está pronto para trabalhar com Nguema, tomando o 50º aniversário das relações diplomáticas dos dois países como um novo ponto de partida, para levar adiante a amizade tradicional entre China e Gabão, aprofundar a cooperação prática bilateral, enriquecer a conotação da parceria estratégica abrangente de cooperação China-Gabão, e construir conjuntamente uma comunidade China-África de alto nível com um futuro compartilhado.
Nguema disse que, desde que o Gabão e a China estabeleceram laços diplomáticos há 50 anos, os dois países sempre se trataram com confiança mútua e sinceridade, com as relações bilaterais abraçando o desenvolvimento constante e a cooperação mutuamente benéfica em esferas econômicas, sociais, militares e outras produzindo resultados frutíferos.
O Gabão adere firmemente ao princípio de Uma Só China e considera Taiwan como uma parte inalienável da China, disse ele.
O Gabão está disposto a trabalhar com a China para promover a consolidação e o desenvolvimento contínuos da parceria estratégica abrangente de cooperação Gabão-China, de modo a trazer benefícios para os dois povos, acrescentou.