Um artigo de Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), sobre a preservação e a herança do patrimônio cultural e a perpetuação da fina cultura tradicional chinesa será publicado nesta terça-feira.
O artigo de Xi Jinping, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, será publicado na oitava edição deste ano do Qiushi Journal, uma revista emblemática do Comitê Central do PCCh.
Trata-se de uma coletânea de trechos dos discursos relevantes de Xi Jinping de agosto de 2013 a setembro de 2023.
O artigo elogia a civilização chinesa por sua longa e contínua história que remonta à antiguidade, dizendo que ela moldou a grande nação chinesa.
As relíquias culturais e o patrimônio cultural, em particular, carregam características inerentes à nação, diz o artigo, chamando-os de recursos culturais “não renováveis e insubstituíveis” da China.
O artigo afirma que é imperativo melhorar de forma abrangente a proteção e a utilização das relíquias culturais e preservar melhor e levar adiante o patrimônio cultural.
O texto pede esforços para classificar sistematicamente os recursos culturais tradicionais e trazer de volta à vida as relíquias que dormem em palácios fechados, o patrimônio nas vastas terras da China e os registros em livros antigos.
O mundo é composto por várias civilizações, enfatiza o artigo, acrescentando que a China é um dos países com a história mais longa e a cultura mais antiga, e a civilização chinesa sempre valorizou a compreensão e o respeito mútuos entre diferentes civilizações.
É necessário fortalecer os intercâmbios culturais com o resto do mundo, agir de acordo com a Iniciativa da Civilização Global e dar um impulso cultural profundo e duradouro à construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, diz o artigo.