Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente chinês, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente honorário do Partido dos Trabalhadores e presidente brasileiro, enviaram separadamente na terça-feira (9) cartas de congratulações ao 7o seminário teórico do PCCh e do Partido dos Trabalhadores.
Xi Jinping ressaltou que este ano marca os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil, bem como os 40 anos do relacionamento entre o PCCh e o Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, em um novo ponto de partida histórico, o PCCh está disposto a aprofundar o intercâmbio e o aprendizado mútuo com o Partido dos Trabalhadores sobre as experiências de governança, além de promover a construção de seus respectivos partidos e o progresso e desenvolvimento de seus respectivos países, fazendo maiores contribuições para levar as relações China-Brasil adiante na nova era e promover a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado.
Em sua carta, Lula disse que este ano marca os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a China, o que também significa 50 anos de intercâmbio e cooperação entre os dois lados com o objetivo de construir uma comunidade de futuro compartilhado e aprofundar a amizade. Ele acredita que ambas as nações são capazes de encontrar mais pontos de convergência e oportunidades de cooperação, e que o intercâmbio entre os dois partidos, os dois governos e os dois povos se tornará mais próximo e frutífero.