O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta segunda-feira (8) no Grande Palácio do povo em Beijing com o presidente da Fundação Mérieux, Alain Mérieux, e sua esposa.
O líder chinês elogiou o casal Mérieux e a sua fundação, por seu cuidado e apoio de muito tempo ao desenvolvimento das relações China-França e à saúde pública da China.
Xi Jinping enfatizou ainda que a humanidade enfrenta não só desafios de saúde pública, como a pandemia de Covid-19, mas também conflitos geopolíticos, como o conflito Palestina-Israel e a crise na Ucrânia. A China sempre defendeu a paz em vez da guerra, apelando pelo cessar-fogo e pela promoção da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. Este ano marca o 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a França. A China valoriza a amizade sino-francesa e está disposta a fortalecer ainda mais os intercâmbios de alto nível com a França, promover uma cooperação estreita e elevar as relações sino-francesas a um novo patamar.
Por sua vez, Mérieux expressou sua gratidão ao presidente Xi Jinping pelo encontro, mesmo diante de sua agenda ocupada. Isso representa plenamente a amizade com o povo francês e é comovente. A Fundação Mérieux continuará a promover ativamente a amizade franco-chinesa e a cooperação em saúde pública, disse Mérieux.