O presidente chinês, Xi Jinping, reúne-se nesta quarta-feira (27) com representantes dos setores empresarial e de estudos estratégicos dos Estados Unidos no Grande Palácio do Povo, em Beijing.
No encontro, Xi Jinping afirmou que a história do relacionamento entre a China e os EUA é de um intercâmbio amigável entre os dois povos. Segundo ele, o passado foi escrito pelo povo e o futuro também deve ser criado pelo povo. Espera-se que as pessoas de todas as esferas dos dois países aumentem os contatos e os intercâmbios, alcancem mais consensos e aprofundem a cooperação mutuamente benéfica, para trazer mais ganhos tangíveis para ambos os lados e injetar mais estabilidade no mundo.
O líder salientou que a economia chinesa é saudável e sustentável. A China continuará promovendo o desenvolvimento de alta qualidade e sua modernização, para que o povo chinês possa viver uma vida melhor, bem como para dar maiores contribuições para o desenvolvimento sustentável global. Os EUA devem estabelecer uma compreensão estratégica acurada de sua contraparte, e lidar adequadamente com questões sensíveis, de modo a promover um desenvolvimento saudável, estável e sustentável das relações bilaterais, apontou Xi Jinping.
Os representantes afirmaram que a relação econômica entre os dois Estados é estreitamente interdependente e, somente por meio da coexistência pacífica, ambos poderão alcançar seu respectivo desenvolvimento e prosperidade. As empresas dos EUA apreciam a recente série de medidas importantes adotadas pela China, e estão otimistas quanto às perspectivas de desenvolvimento econômico chinês, de forma que continuarão firmemente aprimorando as relações de cooperação estreitas e de longo prazo com o país.