O presidente de Nauru, David Adeang, afirmou na quarta-feira (27) que, para um país, ter um crescimento econômico rápido por alguns anos já é um grande feito digno de aplauso, mas a China não apenas mantém um desenvolvimento de alto nível por décadas, como também tirou centenas de milhões de pessoas da pobreza.
As afirmações de Adeang foram feitas durante uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), durante sua participação na reunião anual do Fórum de Boao para a Ásia 2024, que está sendo realizada na província de Hainan, sul da China. Esta foi a primeira visita de um presidente de Nauru à China desde que os dois países estabeleceram as relações diplomáticas, em 24 de janeiro deste ano.
Adeang assinalou que a China possui muitas experiências que valem a aprendizagem de outros países e povos conforme suas próprias condições, sobretudo os países em desenvolvimento.
O presidente de Nauru apontou que os temas da reunião anual do Fórum de Boao para a Ásia 2024 são muito atualizados e encorajam os líderes dos países a seguirem a maneira de convivência de não invasão, coexistência pacífica e desenvolvimento conjunto, beneficiando a todos.