Ontem (26), no Fórum de Boao para a Ásia, que está sendo realizado na província de Hainan, no sul da China, os participantes do subtópico “Investir no futuro da Ásia”, reforçaram o consenso de atrair mais investimentos para o desenvolvimento do maior continente do mundo.
A ex-vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, disse que a Iniciativa Cinturão e Rota é uma das propostas mais relevantes do mundo e está desempenhando um importante papel. Ela salientou também que os países desenvolvidos devem compartilhar seus benefícios com os em desenvolvimento.
O vice-diretor da Administração Estatal de Divisas Estrangeiras da China, Xu Zhibin, disse que a tendência de investimento estrangeiro direto na China é basicamente consistente com a do mundo e da Ásia. Ou seja, depois de atingir uma alta em 2021, houve um ligeiro declínio em 2022 e 2023, mas a flutuação é normal.
No mesmo dia também foi realizado um subfórum para se opor ao protecionismo comercial.
Segundo a agenda, hoje (27) serão realizados vários simpósios sobre inteligência artificial, cooperação financeira e mudanças climáticas, entre outros temas.