A conferência anual do Fórum de Boao para a Ásia deste ano atraiu cerca de 2 mil representantes da política, setor empresarial e think tanks de mais de 60 países e regiões ao redor do mundo. No evento de quatro dias, os participantes realizaram debates profundos sob o tema principal, Ásia e Mundo: desafios comuns, responsabilidades compartilhadas. Na ocasião, o papel positivo desempenhado pela China foi amplamente reconhecido por todas as partes.
Durante o fórum, vários participantes apontaram que a economia chinesa não só tem uma forte resiliência, mas também tem um novo potencial de desenvolvimento. O diretor do Instituto da China e Ásia Moderna da Academia Russa de Ciências, Kirill Babaev, afirmou que em meio a vários desafios complexos, seja o crescimento econômico ou o desenvolvimento tecnológico, a China tem um futuro brilhante.
Os dados mostram que o investimento da China em indústrias de alta tecnologia manteve um crescimento por muitos anos consecutivos, e o número de empresas de alta tecnologia chegou a cerca de 400 mil. Entre elas, a exportação de veículos de novas energias, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos tem crescido rapidamente. Além disso, a economia digital está se desenvolvendo rapidamente, e a taxa de popularidade dos usuários do 5G ultrapassa 50% na China.
Em relação às novas forças produtivas de qualidade, o embaixador turco na China, İsmail Hakkı Musa, disse que desenvolver as novas forças produtivas de qualidade significa que a China está se preparando para um novo modelo de desenvolvimento econômico, respondendo aos desafios globais atuais e enfrentando melhor o futuro.
Este ano marca a primeira conferência anual do Fórum de Boao para a Ásia após o lançamento da Zona de Demonstração de Carbono Quase Zero, e todos os locais são autossuficientes com eletricidade verde, atingindo a meta de neutralidade de carbono.
Recentemente, a China lançou uma série de medidas de abertura de alto nível. De acordo com os últimos dados, de janeiro a fevereiro deste ano, o número de empresas recém-criadas com investimento estrangeiro na China aumentou 34,9%. No Fórum do Desenvolvimento da China 2024, os executivos sêniores de empresas multinacionais expressaram seu otimismo sobre as perspectivas do mercado chinês e afirmaram que continuarão a investir na China.