Foi inaugurada hoje (26) a reunião anual do Fórum Boao para a Ásia 2024. Segundo o relatório divulgado na conferência de imprensa realizada no mesmo dia, o crescimento econômico e a participação asiática na economia mundial são os maiores entre os registrados no ano passado.
No documento, intitulado de Relatório Anual 2024 sobre Perspectivas Econômicas Asiáticas e Processo de Integração, consta que, com as políticas fiscais ativas, o crescimento econômico da Ásia em 2024 poderá ser superior ao registrado em 2023, atingindo cerca de 4,5%. Estima-se que o PIB das economias asiáticas representará 49% do total mundial em 2024, uma alta de de 0,5% em relação a 2023, o que colocará a região como a que mais contribui para o crescimento econômico global.
Em termos de comércio e investimento, a Ásia poderá inverter a tendência descendente em 2023. A região Ásia-Pacífico se tornará o maior mercado de comércio eletrônico retalhista do mundo. Em 2023, China, Japão, Coreia do Sul e Índia ficaram no ranking dos primeiros dez do mundo em relação ao comércio eletrônico.