Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

China sempre surpreende o mundo com conquistas de desenvolvimento, afirma presidente angolano

O presidente da República de Angola, João Lourenço, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), durante sua visita de Estado à China entre os dias 13 e 17 de março. Lourenço foi o primeiro líder estrangeiro a visitar o país, após as Duas Sessões deste ano.

Lourenço afirmou que a China sempre surpreende o mundo com seus avanços contínuos no desenvolvimento. Todos os anos, a China está progredindo.

O presidente angolano qualificou a relação entre Angola e a China como um exemplo. A China tem fornecido muito apoio financeiro para a África desenvolver a construção de infraestruturas. Sem estradas, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas e outras instalações básicas, não há desenvolvimento de um país. Por outro lado, há também muitos investidores chineses dispostos a assumir riscos e realizar investimentos diretos em países africanos, o que beneficiou essas nações, acrescentou Lourenço.

O líder angolano afirmou que o presidente Xi Jinping é um político visionário e perspicaz e defende a ideia de que se um país não tiver paz e segurança, não haverá desenvolvimento. Essa proposta deve ser promovida no âmbito global. Hoje em dia, o aumento significativo dos custos de vida em todo o mundo é devido à falta generalizada de paz e segurança.

Sair da versão mobile