A terceira edição do Fórum Internacional sobre Democracia: o Valor Comum da Humanidade foi realizada nesta quarta-feira (20) em Beijing. Mais de 200 convidados de vários países, regiões e organizações internacionais trocaram opiniões sobre temas como “democracia e modernização da governança”, “democracia e Estado de Direito na era digital” e “inteligência artificial e futuro da democracia”.
Os participantes salientaram que a democracia é um valor comum para toda a humanidade, visando garantir e melhorar o bem-estar humano. Para eles, os processos dos países em desenvolvimento para buscarem, desenvolverem e concretizarem a democracia devem ser respeitados. É importante observar o direito de povos de todos os países de escolherem seu próprio caminho de desenvolvimento e opor-se à utilização do nome da democracia para criar divisões, espalhar preconceitos e minar a paz na comunidade internacional. Todos devem se esforçar para promover o estabelecimento de novas relações internacionais com base em respeito mútuo, equidade, justiça e cooperação de benefício recíproco, de forma a construir uma comunidade de futuro compartilhado.
O fórum é organizado pelo Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado, contando com apoio da Academia Chinesa de Ciências Sociais e do Grupo de Mídia da China.