O presidente da China, Xi Jinping, e o dos Estados Unidos, Joe Biden, trocaram mensagens de felicitações nesta segunda-feira pelo 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Em sua mensagem, Xi disse que o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os Estados Unidos é um grande evento na história das relações bilaterais e internacionais.
Nos últimos 45 anos, as relações China-EUA passaram por altos e baixos e avançaram em geral, o que não apenas melhorou o bem-estar dos dois povos, mas também promoveu a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais, disse Xi.
A história já provou e continuará a provar plenamente que o respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação mutuamente benéfica são o caminho certo para a China e os Estados Unidos se relacionarem bem como dois grandes países.
Essa deve ser a direção dos esforços conjuntos feitos pela China e pelos Estados Unidos na nova era, disse ele.
Xi apontou que ele e Biden, durante sua reunião em São Francisco, apresentaram uma “visão de São Francisco” orientada para o futuro, traçando o curso para o desenvolvimento das relações China-EUA.
Ele instou que a China e os Estados Unidos implementem com seriedade os importantes entendimentos e resultados comuns alcançados pelos dois chefes de Estado e tomem medidas concretas para promover um desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações China-EUA.
Xi ressaltou que está disposto a trabalhar com Biden para continuar a orientar os rumos das relações China-EUA para beneficiar os dois países e seus povos e promover a causa da paz e do desenvolvimento do mundo.
Em sua mensagem, Biden disse que, desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1979, os laços entre os Estados Unidos e a China facilitaram a prosperidade e as oportunidades dos Estados Unidos, da China e do mundo.
Biden disse que está comprometido em administrar essa importante relação com responsabilidade, acrescentando que ele espera continuar avançando na relação EUA-China com base no progresso feito pelos antecessores dos dois líderes e por meio de várias reuniões e discussões entre os dois chefes de Estado.