O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu firmar o compromisso inabalável com a política de uma só China na sexta-feira (19), quando se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Fortaleza, Brasil.
Lula expressou a esperança de mais intercâmbios de alto nível entre os dois lados para levar a parceria estratégica abrangente China-Brasil a um novo patamar.
O Brasil está pronto para aprofundar a cooperação com a China e acolher mais investimentos de empresas chinesas, disse ele.
O presidente brasileiro disse que os dois países compartilham consensos em uma série de questões importantes, pedindo esforços conjuntos para aumentar a força geral e a voz global dos países em desenvolvimento.
Wang Yi, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a China sempre deu prioridade às relações com o Brasil em sua diplomacia.
Ele pediu esforços conjuntos para aprofundar a cooperação da China com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
A China está pronta para aproveitar os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas como uma oportunidade para fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento, bem como os intercâmbios de alto nível, e abrir novas perspectivas para a parceria estratégica abrangente China-Brasil, acrescentou o chanceler chinês.