Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Entrevista exclusiva do CMG com presidente das Maldivas, Mohamed Muizzu

O presidente das Maldivas está fazendo uma visita de Estado na China e concedeu nesta semana uma entrevista exclusiva pelo Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês).

Na entrevista, ele agradeceu, em primeiro lugar, o convite do presidente chinês, Xi Jinping, por ser o primeiro chefe de Estado a visitar a China em 2024. Segundo ele, o convite mostra a amizade profunda entre a China e as Maldivas.

Para Mohamed Muizzu, a amizade entre a China e as Maldivas tem uma longa história e remonta ao antigo período da Rota da Seda. As Maldivas receberam uma grande quantidade de apoio substancial do governo chinês desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países em 1972. O povo das Maldivas está muito grato ao governo chinês pelo seu apoio ao longo destes anos. Segundo ele, a cooperação entre os dois países foi elevada a um novo patamar desde que a Iniciativa do Cinturão e Rota foi proposta pelo presidente Xi Jinping dez anos atrás, a relação entre os dois países foi elevada a uma parceria cooperativa estratégica abrangente.

Na entrevista, o presidente das Maldivas relembrou também o contato dele com o presidente chinês, Xi Jinping. Ele considera Xi Jinping como um chefe de Estado carismático que sempre colocar o interesse do povo com a maior prioridade na governança do país. Mohamed Muizzu enfatizou que a China obteve um grande desenvolvimento na economia sob o líder do presidente Xi Jinping.

Na entrevista, o presidente das Maldivas comentou também sobre a Ponte da Amizade China-Maldivas. Ele considera a ponte construída pela China como um símbolo de amizade entre os dois países, e um projeto icônico e transformativo para a vida do povo nas Maldivas. A ponte proferida na visita do presidente Xi Jinping às Maldivas dez anos atrás mudou a vida das muitas pessoas nas Maldivas, promoveu o desenvolvimento econômico do país.

Em relação ao futuro desenvolvimento entre dois países, o presidente das Maldivas disse que o país possuem recursos ricos na energia solar e eólica, a China é o líder na fabricação de painéis solares e turbinas eólicas. Ele está muito otimista sobre a nova cooperação energética entre os dois países e disse que as Maldivas estão com porta aberta para as empresas chinesa que tem uma rica experiência no exterior para fazer investimento de energia renovável nas Maldivas.

Sair da versão mobile